Amamentação : minha experiência
- Ana Prado
- 29 de jun. de 2016
- 4 min de leitura
Bom dia meninas lindas! Tudo bem com vocês?
A maioria das mulheres sonha em ser mãe, ter aquele bebezinho lindo e frágil em seus braços. Eu mesma sonhava (acordada!) com esse momento. Sonhava em estar grávida, passar a mão no barrigão.. Sonhava em ter um serzinho só meu.. para cuidar e amassar.. rs Mas a imagem mais frequente que tenho dos meus "devaneios" maternos, era.. eu sentada em uma linda poltrona de amamentação branca (pq branca?) amamentando meu filhinho. Uma imagem tão sublime, cheia de amor e gratidão.. que por muito pouco não habitava entre nós uma neblina suave e um essência de lavanda.. mais ou menos assim..

Nunca ninguém havia me contado que o leite só "desceria" 3 dias após o parto (no meu caso..cesárea), que tinha que formar o bico do seio antes do bebê nascer ( como isso meu Deus?), que o recém nascido não vem ao mundo sabendo mamar, que até regularizar a produção de leite diária que o bebê demanda meu seio ia ficar "cheio", febril e dolorido.. Gente.. ninguém me contou que teria muuuuuita coisa para acontecer até a cena da cadeira de amamentação branca. Entenda! Eu não quero assustá-la! Mas.. você precisa saber que existe um caminho a percorrer até colher os frutos desse ato de amor , doação e dedicação. E eu, com a minha pouca experiência de 1 filha de nem 2 anos, quero ajudar você que nunca passou por isso (ou está passando..)
Minha princesa chegou.. e junto com ela, aquele espírito de SUPER MÃE/ NÃO PRECISO DE AJUDA/ PRECISO DAR CONTA DE TUDO SOZINHA. E foi aí que começou a minha/nossa saga. Ela não fez a "pega" certa. E eu quase morria de dor! Mas eu sabia que ia doer.. então insisti torcendo que logo "calejasse" meu bico. Gente! O começo é quase um método de tortura! Você vê estrelas.. não de amor.. acredite!

E aí vieram as primeiras "salvadoras da pátria", as pomadas de cicatrização. Usei várias, por sorte uma amiga trouxe dos EUA para mim.. mas existem ótimas nacionais que fazem o mesmo efeito. Logo que ganhei a Bia não tive leite suficiente.. pois fiz redução de mamas.. se não bastasse, o peito que eu mais tinha leite tinha o bico invertido.

MARAVILHA! A Bia não pegava de jeito nenhum.. então descobri através de uma amiga (a mesma! BECCA love u amiga!) o BICO INTERMEDIÁRIO. Gente do céu.. aquele negocinho mudou minha vida! Usei um da AVENT super fininho e de fácil adaptação. Existem vários a venda.. você encontra até na farmácia. Se você está com dificuldade na "pega".. você realmente precisa de um desse!

Aí, OK! Adaptadas e felizes! Mamando, bonitinha, de 3 em 3 horas (sempre complementando), assim fomos até os 4 meses. Mas o milagre da multiplicação aconteceu em minha vida.. e comecei a produzir leite suficiente para ela como nunca antes. Meu peito vivia cheio e vazando. Os itens indispensáveis foram os absorventes de seio, a concha para armazenamento de leite e a bomba extratora de leite. Usei na maioria do tempo a manual da AVENT, muito boa. Depois uma amiga querida (outra! ), me emprestou uma elétrica.


Por último, mas não menos importante, a almofada de amamentação! Gravidinhas! Vocês precisam de uma! Ajuda muito! A posição de amamentar judia das costas.. então ter o bebê apoiado em uma posição confortável, é mais que fundamental. Até porque você irá fazer isso de 3 em 3 horas ou até menos! Preste atenção em comprar uma que seja bem "cheia" (com bastante enchimento). Não pode ser molenga. Entenderam né? rs Para vocês terem idéia, eu tinha uma no quarto e uma na sala. Permanentes.. que viraram parte da decoração da casa. rs
Quando a Bia começou a ficar mais "durinha", deixava ela sentadinha apoiando as costas na almofada. Também, de bruços (sempre sob supervisão) para o desenvolvimento físico e mental, posição chamada "tummy time" (se quiserem faço um post específico para vocês!) .

Nossa "novela" começou turbulenta, com muito choro (meu e dela!), insistência, paciência e amor.. (muito amor!) conseguimos chegar na cena do começo do post.. AH gente! Eu não acreditei quando finalmente sentei na minha poltrona de amamentação (branca) e amamentei a minha filha, sentindo o maior prazer do mundo! Valeu e pena! Muito a pena! Foram 18 meses amamentando (na poltrona de amamentação, no carro, na igreja, no mercado, em pé, deitada, de ponta cabeça.. rs) .. sem nenhum arrependimento.. tempo doado e investido no meu bem mais precioso! Amamentar é a coisa mais gostosa desse mundo.. ACREDITE! Realmente o maior vínculo que poderia existir entre mãe e filho!
Nesse post, quero encorajar você, mamãe, a NÃO DESISTIR (não desista! não desista!!!) em meio a dor, cansaço e sentimento de impotência! Siga em frente! Se eu consegui.. você também consegue! Para chegar no topo da montanha.. você terá que subir muitos degraus, se esforçar, suar, chorar muitas vezes.. mas a vista lá de cima.. é inexplicável!
Se você gostou desse post me deixa um recadinho na FANPAGE BLOG DA ANA PRADO . Não esquece de curtir a página!
Se você acha que pode ajudar alguém, compartilha! Me siga nas redes socias (é só clicar aqui ao lado) e quando tiver um tempinho leia os outros Posts!
Um beijo, Ana.
Comments